====== Textos ====== Os tópicos desta disciplina podem ser encontrados em qualquer boa coleção de Física básica. Recomendo que cada aluno escolha o texto cujo estilo mais o satisfizer, dentre aqueles listados abaixo. O formato da disciplina é, provavelmente, novo para todos os alunos. Darei algumas - poucas - aulas expositivas para introduzir cada assunto. Em seguida, em cada sessão os alunos se dividirão em duplas para realizar uma ou mais atividades - daí o nome da disciplina - que têm por objetivo reconstruir o assunto tratado e aprofundar seu conhecimento e raciocínio conceitual e qualitativo. Este é, de fato, o propósito principal da disciplina: ensinar vocês a pensar como um físico. O roteiro das atividades que serão feitas em classe está disponível {{:GFI00157.pdf|aqui}}. Siga a agenda de atividades disponível no item [[programa|Programa]], prepare-se para a aula fazendo uma leitura do livro texto de sua preferência e leve para a sala de aula o texto da atividade prevista. Depois de realizada a atividade, faça exercícios de fixação disponíveis {{:GFI00157-TC.pdf|aqui}}. Se tiver dúvidas, procure seu instrutor online através do item [[duvidas_e_comentarios_sobre_a_disciplina|Dúvidas e comentários sobre a disciplina]] ou agendando um encontro presencial através do item [[start|Informações sobre a disciplina]]. Depois de feitas as atividades previstas para casa, complemente seu estudo resolvendo as questões conceituais disponíveis {{:exercicios.pdf|aqui}}. ===== Referências ===== Textos de ensino médio: * //Física//, Luiz Alberto Guimarães e Marcelo Fonte Boa\\ * //Física//, Antonio Máximo e Beatriz Alvarenga\\ * //Física//, PSSC\\ Textos de ensino superior: * //Física//, Resnick, Halliday e Krane\\ * //Física//, Sears, Zemansky, Young e Freedman\\ * //Física//, Serway\\ * //Física Básica//, Alaor Chaves\\ \\